sábado, 9 de janeiro de 2010

Alface


Nome Popular: Alface
Nome Científico: Lactuca sativa, Linné
Família: Compostas, grupo Lactuceas
Descrição Botânica:
Presa a um pequeno caule, as folhas da alface podem ser lisas ou crespas e verdes, arroxeadas ou amareladas. Pode ou não formar "cabeça", dependendo das inúmeras variações. Seu ciclo é anual. Na fase reprodutiva, emite uma haste com flores amarelas agrupadas em cacho e produz em maior quantidade uma substância leitosa e amarga chamada lactoária. Suas sementes podem ser aproveitadas para novos plantios.
Habitat: Não se conhece com certeza a origem desta planta.
Partes Usadas: folhas e leite extraído da planta florescente.
Propriedades Medicinais: calmante, sonífero, refrigerante, emoliente e laxativa. Sua substância leitosa é muito usada em cosméticos, para rejuvenecer e acalmar a pele.
Princípios ativos: Vitaminas A e C, fósforo e ferro.
Histórico da Planta:
A história da humanidade lhe faz referência desde os antigos persas. Hipócrates e Dioscarides falam em seu uso na antiga Grécia.
Na mitologia grega, a alface é citada quando a deusa Vênus esconde o belo e jovem Adônis, filho de Mirra, num pé de alface.
Entre os Romanos a alface era consagrada a Vênus e não se comia por ser uma profanação. Macer Floridus, livro de plantas dos antigos romanos, falava das virtudes desta planta, sendo a principal a de evitar a embriaguez. Desde este tempo foi adotado o costume de comer a salada no fim da refeição, e diz Virgilio que esta erva deliciosa finalizava os jantares dos nobres.
No século XVI, Brugerinus, no seu livro de Citologia, inseriu uma monografia da alface e atribui-lhe grande efeito sobre a impotência e recomendava uso diário aos frades como salada.
Nos tempos de Henrique VIII, a alface era rara na Inglaterra e a rainha D. Catharina, quando queria satisfazer o desejo da salada de alface, mandava importar da Holanda, naquele tempo viagem longa, para trazer a sua alface.
O leite que sai da incisão do talo da planta florida, depois de seco é conhecido desde 1792 na terapêutica como sonífero. No ano de 1816, o Dr. Ducan, usou este produto em Edimburgo com muita vantagem o que foi repetido por todos os médicos da Europa do século XIX. Nesta época para se obter um pouco deste precioso leite eram necessários no mínimo 200 alfaces floridas, por isso os farmacêuticos franceses acharam melhor fabricar o extrato alcoólico do suco da planta que chegou ao mercado consumidor com o nome de Tridaceo. http://camponews.com.br/midia/noticias/Alface-ok.jpg