domingo, 10 de janeiro de 2010

As plantas e os nutrientes

As plantas são seres vivos como nós e para viverem saudáveis necessitam de alimentos que são a àgua e os nutrientes fornecidos através do solo.O solo não é apenas depósito de substâncias alimentícias e indispensável ponto de fixação para a maior parte das plantas. Funciona quase como um organismo vivo. O solo vive, e vive intensamente reagindo na presença dos adubos e dos tratos culturais, podendo melhorar ou piorar suas condições em relação às plantas. O solo é uma espécie de laboratório, onde se preparam as substâncias destinadas às plantas. É a cozinha dos vegetais. Os melhores agricultores são, justamente, os que melhor sabem trabalhar com o solo, de modo a lhe aumentar a produção de substâncias alimentícias, permitindo a existência de plantas mais belas, mais produtivas, mas lucrativas.
Os nutrientes são elementos quimicos podem ser classificados em duas categorias:
Macronutrientes: Nitrogênio, Fósforo, Potássio,Cálcio, Magnésio e Enxofre;
Micronutrientes: Boro, Cloro, Molibdênio, Cobre, Ferro, Zinco e Manganês.
A denominação de macronutrientes é devida, pois as plantas absorvem em maior quantidade, mas vale lembrar que todos os nutrientes são essencias ao excelente desenvolvimento das plantas, sendo assim, é muito importante o equilíbrio desses.
Para que um solo atenda às necessidades nutricionais de uma planta, é necessário que se efetue uma “radiografia” dele, a análise do solo, que irá informar quais os niveis dos nutrientes disponíveis e a exata recomendação dos mesmos para se ter uma planta esbelta e saudável. Tanto o excesso como a falta de alimento são prejudiciais às plantas e às pessoas, por isso, é muito importante sempre contar com a ajuda do médico das plantas, o engenheiro agrônomo.
Nós do Viveiro Porto Amazonas, alimentamos e cuidamos bem das plantas que irão embelezar suas residências ou empresas, com produtos naturais que forneçam nutrientes de forma sustentável, preservando assim, o meio ambiente e melhorando a qualidade das pessoas e das plantas.
Entre em contato com: Leonel Anderman vendas@viveiroportoamazonas.com.brTelefone: (42) 3256 1594