domingo, 10 de janeiro de 2010

Cuidados com pomar de videira
















As videiras são plantas não climatéricas, ou seja, seus frutos não maduram após serem colhidos (não devem ser retiradas frutas verdes para amadurar em casa).
As videiras são fáceis de cultivar, porém exigem uma atenção redobrada na sua fitossanidade.
Existem vários métodos caseiros de se controlar pragas do pomar, diminuindo o uso de agrotóxicos, que são utilizados para controle de insetos e artrópodos, mas não de fungos. Alguns desses métodos são o macerado de fumo, a poda de ramos afetados, o ensacamento de frutos, a limpeza de ramos e troncos, a solução de água e sabão e as armadilhas atrativas (usar várias garrafas com orifícios penduradas nas copas das videiras contendo solução adocicada com 10% de melado e 25% suco de frutas).
Uma doença muito prejudicial para as videiras, que deve ser analisada, pois pode causar perdas de até 75%, é o míldio. As condições favoráveis ao patógeno são alta umidade relativa (superior a 90%) e temperatura entre 18 e 22 graus. Os primeiros sintomas são nas folhas, mas se alastram por toda a planta. São manchas oleosas, pálidas, pequenas, facilmente visíveis quando se coloca a folha contra a luz. Para se controlar, utiliza-se o mesmo método contra antracnose.Caso existam sintomas de antracnoses, tenta-se eliminar com podas (tesouras), retirando sempre folhas enroladas e com manchas, que dão aspecto de queima de brotos. Também se aconselha passar pelo menos uma vez calda bordaleza no inverno.Na saída do inverno, é importantíssimo fazer uma cobertura com uréia com aproximadamente 150 g por planta.
Quando a videira começar a brotar aplicar Cercobin em 2 vezes (ver intervalo de aplicação no rótulo do produto).
Quando a videira começar a florescer aplicar Dithane + sulfato de cobre (conforme indicação da bula do fabricante).
30 dias antes do amadurecimento aplicam-se esses produtos novamente.
OBS: Esses produtos apresentam pouca toxicidade e são muito importantes para uma produtividade alta do pomar, evitando antracnoses, míldios e podridões amargas.
Nos meses de setembro a outubro, adubar o pomar com adubo 20-20-10 (200g por planta). Essa formulação é especial para videira e traz resultados muito satisfatórios. Usar também esterco de aves bem curtido (1 a 2 kg por planta).
As videiras quando frutificadas são muito atacadas por insetos, como vespas e mariposas. Se desejar aplicar Ridomi (conforme a receita indica do fabricante).
Depois da colheita, faz-se uma poda drástica no pomar inteiro, deixando apenas 35 cm da planta.
Entre em contato com: Leonel Anderman mailto:vendas@viveiroportoamazonas.com.br?subject=ContatoTelefone: (42) 3256 1594