domingo, 10 de janeiro de 2010

Defensivo agrícolas ecológicos - Parte II

MANCHAS NA FOLHAS E PODRIDÕES CAUSADAS POR FUNGOS
Calda Bordalesa (quantidade p/ 20 litros de calda)
200 gramas de sulfato de cobre
200 gramas de cal virgem
20 litros de água

Colocar 200 gramas de sulfato de cobre em um saquinho de pano num balde com 5 litros de água. Para facilitar a dissolução, o saquinho deve ficar suspenso, próximo à superfície da água, uma vez que o sulfato de cobre se dissolve lentamente na água. Para que se dissolva mais rapidamente, pode-se utilizar água morna ou colocá-lo na água na noite anterior.
Colocar 200 gramas de cal em um balde com pouca água para haver reação rápida. A cal virgem deve ser de boa qualidade para reagir totalmente com a água. Se não houver aquecimento da mistura em menos de 30 minutos a cal não deve ser usada, pois é de má qualidade. Quanto mais rápida é a reação, melhor é a cal.
Depois da cal ter reagido com a água, formando uma pasta rala, deve-se completar o volume de água até 5 litros, cuja mistura terá uma aparência de leite de cal, bem homogênea.
Misturar as duas soluções colocando sempre o sulfato de cobre sobre a de cal. A mistura deverá ter um aspecto denso, onde a cal não se decanta. Após mexer algumas vezes, coar a mistura e despejar no pulverizador, completando o volume até 20 litros.
Para evitar queima das folhas das plantas, caso a calda esteja ácida, deve-se fazer um teste com um canivete ou faca de ferro, pingando sobre a lâmina uma gota da calda. Se após três minutos, no local da gota se formar uma mancha avermelhada, é sinal de que a calda está ácida. Deve-se então adicionar mais leite de cal, até que a mistura fique neutra.
A calda bordaleza é fito tóxica para algumas espécies como videiras, porém podem ser aplicadas no inverno, quando as mesmas perdem as folhas.
IMPORTANTE: Este produto é de fácil preparo e baixa toxicidade, porém deve ser aplicado com os mesmos cuidados que os produtos químicos.
Entre em contato com: Leonel Anderman vendas@viveiroportoamazonas.com.brTelefone: (42) 3256 1594