segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Estudo prevê que preço da energia fotovoltaica cairá 60% até 2020

Estudo prevê que preço da energia fotovoltaica cairá 60% até 2020
Fonte: Jornal da Energia


Foto: Divulgação

A Associação Europeia da Indústria Fotolvaica (EPIA) apresentou na última semana, em Madrid, o estudo "Cenários para 2020", que analisa as possibilidades de crescimento da energia solar fotovoltaica para que, até a data, a fonte ajude a reduzir as emissões de CO2 do continente em 20% na comparação com 1990. Segundo o secretário geral da associação, Adel El Gammal, o preço da energia gerada por painéis fotovoltaicos deve cair em 60% até 2020.

De acordo com a análise de El Gammal, "a única limitação da fotovoltaica é o preço". Segundo ele, a fonte será competitiva em um ou dois anos, mesmo sem subsídios estatais. O secretário calcula que o preço da eletricidade na Europa deve crescer cerca de 2% ao ano, enquanto o custo da energia fotovoltaica cairá 8% por ano. O estudo da associação aponta que, em algumas regiões, a fonte poderá ser competitiva já em 2010.

O documento aponta três cenários possíveis. O primeiro afirma que, sem incentivo nenhum, a participação da energia fotovoltaica na matriz pode crescer 4% até 2020. Em um cenário mais otimista, de crescimento acelerado, essa alta seria de até 6% enquanto, com incentivos à fonte, poderia ser de 12%.

Fonte; www.ventosdaesperanca.com.br