quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Frutos do sitio - Cacau-do-maranhão, Amendoim-de-árvore – Bombacopsis glabra

Cacau-do-maranhão, Amendoim-de-árvore – Bombacopsis glabra

Árvores pequenas de 4 a 6 metros de altura, muito ornamental. Tronco verde liso, com lenticelas brancas. Folhas compostas, digitadas, de 5 a 8 folíolos esparsamente pubescentes, de 10 a 27 cm de comprimento, com estípulas caducas, margem inteira. Flores solitárias ou geminadas. Fruto cápsula lenhosa, ovóide, vermelha. Sementes grandes sub-globosas, estriadas, envolvidas por densa e longa pilosidade. Floresce de setembro a novembro e seu frutos podem ser colhidos de Janeiro a fevereiro. As sementes são comestíveis, com sabor semelhante ao do cacau ou amendoim e a planta é largamente usada como ornamental e para cercas vivas. A madeira é utilizada na confecção de utensílios leves. O plantio pode ser feito por estaquia de árvores que já produzem frutos, pois no próximo ano já é possível colher frutos. Nasce também de sementes, mas preparem-se para esperar uns bons anos antes da primeira florada. Sugiro que façam as duas coisas.

Foto acima: Não tinha intenção de plantar o Cacau-do-maranhão com uma estaca tão pequena, só usei para marcar o lugar onde replantei uma muda de palmito juçara. O palmito acabou morrendo e a estaca brotou e já deu frutos. E o Guri, meu cachorro, está como testemunha para não acharem que é mentira.

Dica Curupira: O fruto costuma “estourar” logo que cai no chão, fazendo com que as castanhas espalhem-se pelo terreno. A coleta tem que ser logo nos primeiros dias, pois a semente costuma germinar rapidamente. Antes de levá-las ao forno, sugerimos um pequeno corte na semente ainda com a casca (veja foto), para evitar que ela estoure como uma pipoca. O ponto ideal para comê-las é quando estiverem nem claras, nem escuras demais. Vá experimentado até perceber que a parte interna da semente está firme com a mesma coloração de um amendoim assado. Para nós que nunca comemos semente de cacau assada, esta amêndoa tem o mesmo gosto do amendoim, porém mais suave. Sou alérgico a amendoim e descobri no Cacau-do-maranhão uma ótima alternativa.