quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Frutos do sitio - Cafezinho à Moda Curupira.

Cafezinho à Moda Curupira.

Primeiro – Escolha frutos maduros de coloração vermelho escuro. Prefira as plantas que ficam no meio da mata, pois elas são bem menos estressadas, por tanto mais felizes. E por incrível que pareça frutos que são colhidos em cultivos agroflorestais são exclusivamente para exportação, pois seu aroma e sabor são incomparáveis ao cultivado tradicional.

Segundo - Esprema as sementes como uvas maduras. É bem mais fácil secá-las sem a casca vermelha.

Terceiro – Lave as sementes para tirar um líquido viscoso que as envolve, depois as coloque sob o sol para secar, pode demorar de 4 a 6 dias.

Quarto – Quando perceber que a casquinha externa da semente está firme e crocante é hora de levá-las para o pilão. Não pile com muita força para não danificar a semente. Comece com poucas sementes para pegar jeito.

Quinto – Após retirar a casca é hora de separá-la da semente, pois está misturada. Use uma tela de metal ou vime e faça pequenos lanços para cima e deixe o vento levar a casquinha. Após alguns segundos fica só a semente sobre a tela.

Sexto – Leve a semente ao forno para torrar. Bem, agora irá valer a experiência, pois se torrar de menos o café fica sem aroma e sem sabor, e se torrar de mais pode ficar amargo. Torre pequenas quantidades para pegar o jeito e sinta o aroma em cada momento.

Sétimo – Use um moedor manual para fazer a moagem, se não tiver use um liquidificador, o pó não fica tão fino, mas quebra o galho.

Oitavo – Daqui pra frente faça do seu jeito, fraco ou forte, filtro de papel ou de pano, amargo ou com açúcar, o importante é não tomar demais. Cafezinho é tudo de bom, mas fique ligado, pois em excesso vicia e faz mal a saúde. Beba com moderação!