quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Frutos do Sítio MANÁ CUBIU – Solanum Sessiliflorum

__________________________________________________________________

MANÁ CUBIU – Solanum Sessiliflorum

O Mana Cubiu (Solanum Sessiliflorum Dunal) é uma hortaliça da Amazônia, domesticada pelos índios, que pode produzir até 100 t/ha de frutos ricos em sais minerais e vitaminas. O Mana Cubiu (Solanum sessiliflorum) é um fruto bastante nutritivo de sabor e aroma agradáveis. Na Amazônia, o cubiu é usado pelas populações tradicionais como alimento, medicamento e cosmético. Imensurável é a riqueza contida na biodiversidade de nossa floresta Amazônica. Prova disso é o MANÁ CUBIU, também conhecido como CUBIU, TOPIRO, COCONA, TOMATE DE ÍNDIO, ORINOCO APPLE E PEACH TOMATO. Fruta nativa da Amazônia Ocidental e domesticada a séculos pelos índios pré-colombianos o MANÁ CUBIU vem sendo estudado há 18 anos pelos Cientistas e Pesquisadores Professores: Dr. Danilo Fernandes da Silva Filho e Dra. Lúcia Kiyoko Ozaki Yuyama, e há 25 anos pelo INPA – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Ministério da Ciência e Tecnologia), estudos e pesquisas financiadas pelo PPG-7/FAO/ONU. Por conter um alto teor de NIACINA (vitamina B3) e princípio ativo também contido na berinjela (contém 3 vezes mais que a berinjela) , o MANÁ CUBIU é um verdadeiro presente da nossa Amazônia. Com propriedades provenientes da sua riqueza em vitaminas, o Maná Cubiu certamente veio para estar presente na alimentação daqueles que cuidam da saúde. Sem que nenhum estudo científico tenha sido realizado a respeito até o presente momento, sabe-se que os índios peruanos WAONRANI utilizam seus galhos, folhas e raízes como poderoso cicatrizante e analgésico em ferimentos externos, queimaduras e contra picadas de aranha bem como seu suco é utilizado para dar brilho e revitalizar os cabelos. Além da NIACINA o MANÁ CUBIU é muito rico em fibras, fósforo, vitamina C e PECTINA, substância utilizada para dar ponto em doces e geléias.

CURIOSIDADE: o Maná Cubiu (Solanum Sessiliflorum ) é facilmente confundido com o seu “primo” andino Naranjilla ou Lulo (Solanum quitoense) que é da sua mesma família. Os seus frutos também são consumidos in natura ou em sucos como o nosso Maná. Fonte da informação: Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas, Harri Lorenzi, página 625.

Composição média por 100 gramas de polpa do Maná Cubiu:

Água: 88,50 gramas – Proteína 0,90 gramas – Fibra 9,20 gramas – Cinzas 0,70 gramas – Cálcio 16,0 miligramas – Fósforo 30,00 miligramas – Ferro 1,50 miligramas – Caroteno 0,18 miligramas – Tiamina 0,06 miligramas – Riboflavina 0,10 miligramas – Niacina 2,25 miligramas – Ácido ascórbico 4,50 miligramas

Fonte: http://www.naturalviver.com.br/mana.htm