sábado, 9 de janeiro de 2010

Importância agronômica das minhocas: nossas maiores aliadas na produtividade


Certa vez, em uma loja de insumos agrícolas, deparei-me com uma situação interessante, que me fez concluir que a falta de informação e educação ecológica é tanta em nossa volta, que muitas vezes é a grande causa de nosso meio ambiente estar tanto degradado.
Uma senhora pedia para um dos atendentes algum produto que ajudasse a exterminar minhocas, que segundo ela estavam invadindo seu quintal. Ela não imaginava que isso é um indicativo que suas terras são produtivas, férteis e bem estruturadas, e ela sem qualquer informação, queria aniquilar seu maior aliado para a manutenção de seu solo.
As minhocas são animais dentritívoros, ou seja, alimentam-se de restos vegetais e matéria orgânica em decomposição no solo e atuam diretamente com fungos e bactérias transformando todo esse material em húmus agrícola rico em minerais e matéria orgânica, constituindo excelentes adubos para a agricultura.
Esses anélidos retiram minerais do solo (argilas, siltes, macro e micro elementos) e incorporam com componentes orgânicos de seu organismo formando um composto estruturado constituindo firmeza e fertilidade. As galerias produzidas pela movimentação desses indivíduos permitem a aeração do solo e facilitam a respiração das raízes e entrada da água.
Apresentei-me para essa senhora e perguntei para ela qual era seu objetivo. Ela respondeu que queria maior produção para suas hortaliças. Expliquei para ela toda a situação, convencendo-a a mudar de idéia e que ela sempre partisse pela agricultura orgânica, preservando ao máximo essas minhocas, tratando-as como parceiros nas suas culturas, depositando restos de alimentos nesses locais a fim de fazer a troca pelos seus serviços baratos e eficientes, alimentando-as e aumentando cada vez mais a população.
Os resultados com certeza melhoraram a cada safra e recomendei também uma rotação de culturas a fim de diminuir infestações de pragas e doenças.
A presença de minhoca em solos é um indicativo que o mesmo encontra-se fértil e bem estruturado e sempre devemos partir para uma agricultura orgânica a fim de mantermos esse quadro.
Quanto menos interferirmos no meio ambiente, menos problemas teremos. Os produtos serão mais saudáveis e a natureza agradece.
Incentive a agricultura orgânica optando em comprar essa classe de alimentos.
Até a próxima!Entre em contato com: Leonel Anderman mailto:vendas@viveiroportoamazonas.com.br?subject=ContatoTelefone: (42) 3256 1594