sábado, 9 de janeiro de 2010

Lago ornamental ou espelho d'água?



Você sabia que existe diferença entre um lago ornamental e um espelho d’água? É bastante comum as pessoas se equivocarem quando se referem a estes ambientes aquáticos. São projetos distintos e cada um possui características próprias. É importante, para nós profissionais da área, saber as principais diferenças e oferecer aos nossos clientes a solução adequada para cada projeto. Uma simples confusão entre estes dois sistemas pode causar muita dor de cabeça para o cliente e o profissional, principalmente quando um lago ornamental é tratado como um espelho d’água.
A principal característica de um lago ornamental é a existência do animal aquático, geralmente peixes e tartarugas. Quando o ambiente aquático abriga estes animais passamos a chamar de lago ornamental. Tal ornamento visa recriar um ambiente muito parecido com o habitat natural, geralmente feito com pedras naturais de rio cuidadosamente dispostas a fim de criar uma estética agradável. Acompanhada de plantas aquáticas e terrestres em torno do ambiente e queda d’água pequena ou grande.
Água cristalina é um quesito indispensável e que nunca deve deixar de ser atendido. Para esta condição, o sistema de filtragem é um grande diferencial neste tipo de projeto. A matéria orgânica produzida pelos animais habitantes do laguinho precisa ser degradada, portanto, o uso de equipamentos específicos para lagos ornamentais, como bomba submersa, filtro biológico e filtro Ultravioleta, todos devidamente dimensionados, são indispensáveis para o sucesso do laguinho. Nunca um lago ornamental deve ser elaborado com bombas de piscina e muito menos com filtros de piscina. O uso destes equipamentos nestes projetos não funciona, mesmo! (Veremos no próximo artigo, tudo sobre sistemas de filtragem)
Foto de um lago ornamental:
O espelho d’água, como o próprio nome sugere, tem a função principal refletir na água o ambiente em sua volta. Para isto, possui três características: Ausência de animais, água rasa e com pouca movimentação. No espelho d’água, também se faz necessário um sistema de filtragem, porém menos “potente” que de um lago ornamental. Existem duas formas de se elaborar um sistema de filtragem de um espelho d’água. Uma forma seria um sistema idêntico de uma piscina, com bomba e filtro. Eu particularmente não aprecio este sistema por dois motivos: As bombas de piscina são extremamente barulhentas, o ruído se torna incômodo em ambientes menores ou não tão aberto. Outro motivo pela necessidade do uso do cloro. Neste caso, sem dúvida, o principal erro que poderíamos cometer por não sabermos a diferença entre lago ornamental e espelho d’água acontece. Quando o cliente ou o profissional, tenta colocar peixes neste tipo de sistema. Irá ocorrer perda dos animais e um apodrecimento da água. Água escura, mal cheirosa com o aspecto totalmente poluído. Já consertei muito este tipo de problema.
Acredito que o melhor sistema de filtragem para um espelho d’água, é também o sistema de um lago ornamental. Pode ser um sistema mais fraco, já que não há tanta matéria orgânica como a de um laguinho. As bombas de circulação da água são submersas com total ausência de ruídos. A filtragem se dá biologicamente sem uso da química do cloro e garante a água cristalina.
Foto de um espelho d’água:
Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Agora que você já sabe as principais diferenças entre um lago ornamental e um espelho d’água, você pode planejar com mais qualidade e melhor o seu projeto.

Até a próxima!