segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O reconhecimento do CREA-RS a GO NATURE e a microgeração de energia Fonte: Revista CREA-RS

O reconhecimento do CREA-RS a GO NATURE e a microgeração de energia
Fonte: Revista CREA-RS


A edição de setembro da revista do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul, especial sobre Energia Eólica, "uma das mais promissoras fontes de energia natural" segundo o Conselho, destacou a importância das microeólicas residenciais e para pequenos negócios na contribuição da produção de energia renovável, além do trabalho que a GO NATURE vem realizando para divulgar e disponibilizar esta tecnologia no Brasil.

Confira abaixo a matéria na íntegra.

Produza eletricidade em seu próprio quintal

Um novo conceito de geração eólica de pequeno porte começa a ganhar mais espaço no Brasil. As microeólicas consistem na geração de energia renovável a partir do vento em menor escala, residencial, pequenos negócios, barcos. São pequenas turbinas eólicas que podem ser instaladas no quintal de casa. Elas capturam o vento e transformam esta energia em eletricidade.

As microeólicas da empresa norte-americana Southwest WindPower é um dos exemplos. “Devido à sua dimensão reduzida, as microeólicas também acabam por gerar menos ruídos que os grandes aerogeradores. Em média, produzem em torno de 50 Db de ruído. Podem ser instaladas em qualquer região, desde que tenha vento”, afirma Eduardo Konze, proprietário da empresa Go Nature, representante da empresa norte-americana no Brasil.

O modelo skystream 3.7, de 1,9 kW, incluído entre as melhores invenções da revista norte-americana Time, em 2006, fornece de 40 a 90% de energia necessária em uma casa ou pequeno negócio. www.gonature.com.br.



Para fazer o download da edição completa da revista do CREA-RS especial sobre energia eólica, clique aqui.