sábado, 9 de janeiro de 2010

Os lagos ornamentais nos projetos de paisagismo

Os lagos ornamentais são hoje a grande “coqueluche” do momento que integram os projetos de paisagismo. De qualquer tamanho e formato, seja em ambiente externo ou interno, ter um lago ornamental com água cristalina e peixes exuberantes e coloridos, para muitos é a realização de um sonho. Estes sofisticados ambientes aquáticos oferecem harmonia e bem estar, transmitindo paz através do contato com a nossa natureza.
No Brasil, muitos profissionais da arquitetura, engenharia e principalmente do paisagismo, saíram na frente e estão começando a agregar os lagos ornamentais no seu mix de produtos, para oferecer e certamente atender as necessidades e desejos dos seus clientes. E mesmo os clientes que partem para o famoso “faça você mesmo” que na pesquisa em busca de informação e técnica, com o uso dos equipamentos e produtos adequados, obtém sucesso na construção do seu laguinho.
O desafio destes profissionais e das pessoas que fizeram do seu lago um hobby, é unir conhecimentos básicos de diversas áreas, tais como: biologia, química, mecânica dos fluidos, cálculo estrutural, sistema hidráulico dimensionamento do sistema de filtragem, entre outros, que são imprescindíveis para o sucesso destes maravilhosos ecossistemas aquáticos em miniatura, que são os lagos ornamentais e que valorizam muito qualquer ambiente.
É sim, possível, hoje ter um laguinho com água permanentemente cristalina, com peixes super coloridos e plantas aquáticas. Esta condição deve ser sempre a exigência do cliente e o dever do responsável pelo projeto. Por muitas das vezes, a insegurança que esta condição não seja satisfeita, acaba por excluir o laguinho dos projetos paisagísticos. O erro mais comum para que isto venha a acontecer, é quando um lago ornamental é tratado como um espelho d’água e até mesmo como uma piscina. O uso de bombas e filtros de piscina não funcionam para os lagos ornamentais, este equipamento certamente transformará o sonho de um laguinho em um pesadelo com água verde, escura e mal cheirosa.
Precisamos saber que um lago ornamental é um ecossistema que possui um metabolismo, e que precisamos respeitar e favorecer condições biológicas para que o mesmo encontre o seu ponto de equilíbrio. Onde basicamente, todo e qualquer material orgânico existente no lago é parte de um processo, que se transforma constantemente afim de que o lago busque este equilíbrio. E, principalmente, existem equipamentos e produtos especialmente projetados para os lagos ornamentais, que já chegaram ao mercado brasileiro e que são imprescindíveis para o sucesso de um laguinho, como filtros biológicos, filtros ultravioleta, bombas de circulação submersa, rações especiais para peixes de lago.
Existem empresas especializadas em projetos de lagos ornamentais, que constróem lagos maravilhoso de água cristalina e peixes coloridos Brasil a fora. Se você é um profissional do paisagismo ou área similar que deseja oferecer um projeto desses com qualidade a seus clientes, a parceria com estas empresas especializadas sem dúvida é a melhor opção. Da mesma forma clientes que desejam dar início a construção de um lago ornamental, o contato com profissionais especializados na busca de informação técnica e equipamentos adequados é a alternativa certa.
Os lagos ornamentais encantam muita gente e aqui, no Portal Paisagismo, nesta coluna, iremos abordar diversos temas sobre o assunto, que irão apresentar todos os detalhes destes magníficos ecossistemas aquáticos.

Até a próxima!
Entre em contato com: Fernando Henrique T. Wunderlich contato@aquabay.com.brTelefone: (48) 3304 8594