quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Permacultura hortas e Canteiros

Permacultura urbana e suburbana

Antes de 1900 todas as cidades continham fazendas e pomares dentro delas. Embora ainda existam alguns pontos de produtividade nos países em desenvolvimento, a necessidade moderna de mais edificações comerciais e industriais, além de espaço para habitação, tem empurrado a produção de alimento para fora da cidade, além dos subúrbios e para zona rural distante. As cidades tornaram-se totalmente incapazes de suportar-se a si mesmas, em termos de alimento e energia. Agora consumem muito além daquilo que podem produzir.

A única coisa que nos impede de agir efetivamente é a nossa dependência passiva das autoridades públicas. Este post mostra algumas formas pelas quais a auto-suficiência urbana e comunitária é atingida.

Canteiros e pomares para espaços urbanos e suburbanos

Quanto menor o espaço disponível, maior cuidado deve-se ter na intensificação da produção de alimentos a na minimização do espaço desperdiçado, usando sistemas de espirais, fechaduras, treliças, mínimo caminho e plantio em andares e consórcios.

Pequenos espaços urbanos

Essa situação requer o máximo de planejamento, mas é surpreendente quanta comida pode ser produzida nos beirais de janelas, varandas, caminhos estreitos e pátios. Plantas podem, até mesmo, crescer dentro de casa em potes, desde que sejam levadas (sobre rodas) para um local ensolarado. A maioria das plantas necessita, no mínimo, de 6 horas de luz solar por dia, durante a estação de crescimento.

Potes podem ser feitos de quase tudo: plásticos, baldes, cestas velhas, sacos, caixas de brinquedo etc. Fure o fundo, para que a água escape, e confira se o peso deles não será excessivo para o suporte. Uma mistura de solo leve pode ser feita especialmente para o plantio em sacadas ou balcões e telhados, podendo necessitar de uma rega mais freqüente. batatas 15 cm

Soluções para cultivo de batatas em espaço pequeno. Esquerda tambor de 200 litros com nível de mulch elevado à medida que as plantas cresçam. Direita: caixa construída em secções adicionadas quando necessário.

Potes mais fundos são ideais para tubérculos. Batatas são plantadas em uma pequena área usando uma caixa feita de tonel, caixa de madeira, dormentes de madeira(do lado de fora) ou mesmo pneus de automóvel. As batatas são colocadas sobre um apoio de mulch (encontrado na parte mais superficial do solo da floresta ou composto pronto) dentro da caixa, com mulch por cima. À medida que as batatas brotam e crescem, mais mulch é empilhado por cima, até que os topos verdes estejam acima da beira da caixa. Dessa forma, as batatas surgem da haste coberta e são apanhadas mais facilmente do que plantadas em solo duro. E neste caso evita a contaminação do solo com nematóides (murchadeira) em outras cultiváveis como o tomate, pimentão etc.

  • Escolha as plantas que você come, que lhe sejam particularmente nutritivas e que possam ser colhidas uma ou duas vezes por semana, tais como pimentões, tomates, salsa, cebolinha, manjericão, alface, rúcula etc.
  • Em varandas e pátios pequenos, as plantas serão colocadas de forma que as mais altas fiquem atrás, para que não sombrearem as menores.
  • Outras formas bem conhecidas de plantar alimentos em pequenos espaços incluem brotos de alfafa, girassol e feijões bem como plantar um ou dois sacos de cogumelo em um local frio e escuro.
  • Restos de cozinha são compostados em um sistema de dois baldes sob a pia, adicionando-se podas de jardim (grama cortada). Alguns restos como cascas de laranja e cascas de ovos inteiros levam muito tempo para se decomporem, mas isso é facilmente resolvido, se você cortá-los ou esmagá-los.
  • Para moradores de apartamentos, treliças são colocadas à volta da varanda/sacada ou contra as paredes, do lado de fora da janela.

treliças 15cm(A) Corte de uma varanda plantada com ervas, vegetais e pequenas frutíferas em canteiros e vasos. (B) Canteiro externo à janela. (C) Treliça para frutas e sombra.

Lotes suburbanos

Na periferia das cidades, a maioria das pessoas têm ou aluga uma casa com um quintal pequeno ou médio na frente ou atrás da residência. Muitas dessas casas poderiam acomodar uma pequena estufa ou viveiro, sistema de treliças, árvores frutíferas, uma policultura de plantas anuais e perenes e alguns pequenos e quietos animais, como patos, codornas, abelhas sem ferrão e galinhas garnisés.

As frutíferas em miniatura, plantadas no solo ou em potes grandes, são compactas (geralmente, em torno de 2 metros de altura, quando adultas) e dão frutos de tamanho normal dentro de poucos anos. Suas desvantagens são custo inicial, maior cuidado necessário e um tempo de vida mais curto.

Árvores enxertadas também são muito valiosas em um pomar pequeno, pois ocupam pouco espaço e produzem frutos bem cedo. Galhos de uma variedade de pêssegos ou maças, por exemplo, podem ser enxertados em outras variedades para garantir a polinização cruzada ou para que as frutas amadureçam em épocas diferentes.

Considere a altura e a largura da copa das árvores, pois elas poderão, mais tarde, sombrear os canteiros. Intercalar frutíferas caducas com aquelas de folhas permanentes é uma ótima estratégia para passagem de luz durante o inverno e outono, assim evita o sombreamento excessivo e a proliferação de fungos e outros parasitas que gostam de sombreamento. Quase todas as árvores frutíferas podem ser podadas e trituradas para servirem de cobertura ou enriquecer o composto. Qualquer tipo de canteiro pode ser usado: elevados, rebaixados, fechadura, círculo até caixas cheias de composto e terra.

Quando temos uma grande diversidade de plantas e pequenos animais quase nada se perde dentro do sistema, pois tudo é aproveitado, reciclado e transformado. A poda das árvores, da grama e restos da cozinha pode ir para uma composteira que após a compostagem poderá ser usada na horta ou servirá de alimento para as minhocas que produzirão húmus. O excedente da horta e frutas dos pomares podem alimentar as galinhas, coelhos e também as minhocas. Mantendo o pomar fechado é possível soltar regularmente as galinhas para comerem os frutos que caem. Com isso pode-se controlar a larva da mosca da fruta e engordar as galinhas. Elas fazem a limpeza e deixam seu esterco para nutrir as árvores. Se as galinhas ficarem num galinheiro móvel é mais fácil de controlá-las e também facilita para limpeza dos canteiros.

antes_e_depois copyVersões antes e depois de um terreno suburbano. ANTES: alta manutenção, baixa produção. DEPOIS: baixa manutenção, alta produção. (Adaptado de um desenho de Robin Francis).

Ao refazer este desenho acrescentei alguns elementos inseparáveis de um sistema permacultural. Para o tratamento das águas negras (vaso sanitário) sugeri uma Bacia de Evapo-transpiração. Para poupar energia elétrica um aquecedor solar com boiler para armazenamento da água quente para pia e chuveiro. Também é possível um sistema mais simples como uma caixa fechada com vidro reciclado de fogão e mangueira preta em espiral, como demonstro na página Tecnologias do Bem do site do Sitio Curupira. E não poderia ficar de fora, uma cisterna para armazenar água da chuva. Para baixar um arquivo em pdf para construção de uma cisterna acesse Cartilha do Curso Zona 1 (IPAB – set/2003).

Fonte de pesquisa: Livro Introdução a Permacultura de Bill Millison e Reny Mia Slay.

__________________________________________________

Chinampas

chinampas 15

Amigos, devido a vários e-mails solicitando dicas e soluções para plantio e criações em áreas alagadas, estou publicando um artigo sobre chinampas.

Aqui no Sítio Curupira não temos este sistema, pois não há necessidade, mas ele é descrito e comentado e muito apreciado nos cursos de Permacultura. As técnicas para a construção, escolhas de hortaliças e frutíferas, espécies de peixes, plantas aquáticas… terão que ser adaptadas a cada região e tipo de água (salobra ou doce). Ainda não tive o prazer de visitar uma chinampa em produção e nem construir. Todas estas informações foram adquiridas em livros e em sites da internet.

chinampa2O sistema de chinampas, originário do México e da Tailândia, consiste quase que inteiramente de bordas. Essa configuração de canais-e-canteiros são sistemas altamente produtivos, eficientes e auto-sustentáveis. São ótimas soluções para lugares onde a maré tem influência (beira de lagos, mangues ou rios próximos à foz), ou onde ocorre alagamento na época das monções (pantanal e Amazônia). A altura dos bancos será de acordo com a maré mais alta já registrada, assim como a altura máxima nas áreas de enchentes.

As hortaliças, pequenas frutíferas e vinhas crescem nos bancos, enquanto os peixes, pequenos crustáceos, patos ou marrecos ajudam a fertilizar os canais e a controlar as “pragas” e insetos indesejáveis. E a cada maré baixa ou época de seca é possível remover o lodo do fundo e colocá-lo nos bancos para servir como fertilizante natural. Também é possível cultivar uma variedade de plantas aquáticas comestíveis (agrião, alface d’água e arroz), ou para servir de massa verde sobre os bancos (aguapés, juncos, taboa, lírio do brejo). Peixes ornamentais também são possíveis criar nestes canais, a carpa colorida é uma espécie ornamental extremamente rústica e se adapta a locais pequenos e de baixa oxigenação.

Outra vantagem deste sistema é o controle natural de ervas daninhas e insetos indesejáveis. Formigas, por exemplo, são 100% controláveis e os outros insetos voadores enfrentam uma infinidade de obstáculos (água, vento, peixes, patos, pássaros, insetos carnívoros…) para chegar até as hortaliças.

As possibilidades de produzir alimentos e gerar renda com o excedente no sistema de chinampas são grandes, é só botar a cabeça pra pensar e mãos à obra.

Fonte de pesquisa: Livro Introdução a Permacultura de Bill Mollison e Reny Mia Slay. Foto de chinampa mexicana.

_____________________________________________

CANTEIRO OLHO DE FECHADURA

olho-de-fechadura-15-cm

Canteiro Olho de Fechadura em plena produção. Experiência feita quando morávamos em Florianópolis, logo após o primeiro curso de Permacultura. Tomates, couve, abóboras…
Materiais:
  • Jornais velhos
  • 2 sacos de 100 litros de serragem
  • meio metro cúbico de palha
  • 1 saco de 50 litros de boa terra misturada com húmus de minhoca
  • mudas de olerícolas como alface, brócolis, rúcula, repolho, couve, nabo ou beterraba
  • sementes de rabanete e de cenoura.

Como fazer:

Um canteiro circular como um olho de fechadura é uma estrutura que facilita o manejo e as ações neste canteiro. Você entra e do centro alcança todas as mudas. Além da irrigação, uma das coisas mais difíceis numa horta é o controle de inços. Na permacultura se trabalha com palhadas ou mulch, uma grande camada de palha sobre o solo, que tem várias funções: mantém a umidade no canteiro, alimenta o solo com matéria orgânica que irá se decompor, abafa os inços que iriam competir com as mudas da horta.

determinar-local-_definir-o-tamanha_01

Busque um lugar para fazer o canteiro, onde pegue sol de preferência o dia todo. Outra boa idéia é que seja um local de passagem, ou seja, que as pessoas vejam no dia a dia e possam acompanhar o que acontece na horta. Um dos prazeres da atividade de um grupo é o reconhecimento desta atividade, tanto pelo próprio grupo como pelos outros.

determinar-local-_definir-tamanho-021Determinado o local, define-se o tamanho e o formato do canteiro, que pode ser como um olho de fechadura, ou como puder ser no espaço disponível. Marque o canteiro, seus caminhos. Se houver mato ou grama alta, faça uma roçada e deixe a palha ali mesmo.

molhe-os-jornais-da-faca-uma-camadaCave um caminho por onde as pessoas irão circular em torno da horta. Ele deve ter no mínimo uns 15 cm de profundidade, permitindo o acúmulo de água e uma infiltração lenta no caso de chuva. A terra retirada nesta tarefa, sem pedras, deve ser jogada na área do canteiro. Com uma enxada nivele este material que será a base da sua horta.

cave-um-caminho-onde-as-pessoasMolhe os jornais e faça uma camada caprichada, com muitas folhas de jornal, cobrindo toda a área da horta, inclusive os caminhos cavados. O jornal molhado ajuda para que as folhas não voem com o vento.

sobre-isso-coloque-uma-palhada-1Distribua a palhada sobre todo o canteiro, menos nos caminhos. Estes receberão a serragem, que pode ser espalhada com os pés, caminhando por ele todo. A palhada vai sendo arrumada com um garfo, um rastelo ou com mãos usando luvas para evitar picadas de animais que possam estar ali. A camada de palha deve ter uns 30 cm de altura. “Nossa, não é um exagero?” Sim, mas em poucos dias estes 30 cm se reduzirão bastante e é assim mesmo, acredite! O acabamento do canteiro é uma costura que se faz com as mãos, dobrando a palha para dentro, num movimento semelhante ao que fazemos quando arrumamos a cama e colocamos o cobertor embaixo do colchão nos pés da cama. Bom, com isso a cama para o canteiro está pronto.

Começando a plantar.

comecando-a-plantar

Um dos principais conceitos da ecologia é que quanto maior for a diversidade, maior é a estabilidade de um sistema. Assim, qual seria a razão de se ter numa horta a grande fileiras de alfaces, depois a dos brócolis, em seguida os rabanetes e assim por diante? A razão é a diversidade. O plantio das mudas misturadas previne o ataque de insetos e pragas, já que para comer todos os brócolis, terá que buscá-los no meio de outras plantas. Colocar no meio da horta mudas de temperos como manjericão e hortelã também ajuda a manter os predadores afastados.

terminando-o-plantio-lembre-se

Para plantar abra um buraco no meio da palhada com um bambu ou o facão. O buraco deve ter o tamanho de uma embalagem de refrigerante de dois litros. Neste buraco coloque o húmus de minhoca até encher e plante a mudinha. Pode plantar a cada 20 cm uma planta, alternando uma planta que cresça para cima como alface, e ao lado outra que cresça para baixo, como o nabo, ou a beterraba, depois uma rúcula, ou repolho. As cenouras e os rabanetes são plantados não em mudas e sim em sementes, pois não aceitam o transplante.Terminado o plantio, lembre-se de regar seu canteiro, tanto as mudas como a palhada. Um canteiro como este exige menos manutenção que qualquer outro, pois não crescem matinhos no meio. A necessidade de irrigação também e menor, já que mantém a umidade.

ir-colhendo-conforme-o-canteiro

Agora podemos ir colhendo conforme o canteiro vá dando, substituindo por novas mudas. O colher e comer, o compartilhar, ainda que seja uma salada ou uma cenoura, é um ato que nos leva a uma das atividades mais antigas e importantes do ser humano: a intenção e a capacidade de dar e retirar da terra nosso alimento.

Fonte: livro Lendas do SaberPermacultura e histórias: cuidando da Terra e das pessoas – texto Suzana Maringoni, ilustrações Gardel Silveira e simbologia Keila Pavani.

___________________________________________________________

OUTRAS FORMAS DE CANTEIROS

canteiros1

Veja as diversas formas e estruturas adaptadas em cada situação. Lembre-se, o melhor material para construir um canteiro ou horta é aquele que você tiver mais disponível no terreno.

imagem11

Estrutura com estacas de bambu e braquiária seca para formar a estrutura, e na parte interna mulch de mato. Modelo em formato de olho de fechadura interligado.

imagem21

Estrutura com estacas de madeira e “recheio” de palha de braquiária.

canteiro-novo1

O mesmo local dos dois canteiros anteriores, só que agora feito de pedra e com irrigação com mangueira preta e aspersores de cotonete.

imagem32

Marcação em curvas de nível, para cavar as valas do canteiro.

imagem4

Poda de árvores anteriormente picadas em um picador e colocadas sobre o canteiro.

imagem5

Espalhando o mulch de poda sobre o canteiro. A cobertura do canteiro é o que estiver mais disponível no local, que pode ser poda de grama, poda de árvores devidamente picadas e mulch de mato (cobertura de folhas secas que caem naturalmente na floresta).

imagem6

Canteiros finalizados. Veja o acumulo de água da chuva nas valas. Esta água infiltrará lentamente para baixo e para os lados através dos canteiros.

imagem8

Canteiros em processo de produção. Minho, alface, rúcula, beterraba, nabos e tomateiros, tudo misturado para dificultar o ataque de insetos.

imagem9

A cobertura com palha de braquiária seca dispensa a utilização de jornais, pois as palhas formam uma trama tão densa que impedem qualquer crescimento de ervas daninhas.

imagem101

Canteiro circular feito com braquiária já em fase de produção.

imagem122

Canteiro construído em torno de uma frutífera. No inverno como o sol incide na diagonal e as hortaliças recebem a quantidade necessária de sol que precisam para desenvolver. No verão as hortaliças recebem o sol da manhã e no final da tarde, e na hora mais quente do dia, das 10h ás 15h, a árvore protege as hortaliças com um sombrite natural. E todo o excedente de nutrientes que botamos nas verduras e as constantes regas, também beneficiarão a frutífera, que mais tarde nos presenteará com deliciosos frutos.

imagem14

Construção de um canteiro em forma de mandala.

imagem13

Mandala em fase de produção.

imagem15

Adaptação de um canteiro em um barranco, usando apenas estacas de bambú e palha de braquiária seca.

imagem16

Exemplo de uma composteira de tela de arame junto ao canteiro para aproveitar o chorume do composto nas hortaliças. Sugerimos esta composteira para colocar restos de cozinha e manter afastados os animais domésticos como gato e cachorro.

physalys

Foto acima plantiu de Physalis (Juá-de-capote) entre troncos de bananeira para manter a umidade no solo e para dificultar o crescimento de ervas daninhas. Foto abaixo Simone e horta de Physalis ao fundo, em fase de colheita.