quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Permacultura

Permacultura

A Permacultura foi desenvolvida no início dos anos 70 na Austrália por Bill Mollison e David Holmgren, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna. A palavra originou-se da expressão “permanent agriculture“, porém hoje, devido a sua maior abrangência, a expressão inicial “agricultura permanente” foi substituída por “cultura permanente”. Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. – Bill Mollison. (Foto acima da esquerda para direita: David Holmgren, Gardel e Susan participando do curso Princípios Avançados de Permacultura em Florianópolis).

Os Fundamentos da Permacultura (619.2 KB em português)
Um resumo dos conceitos e princípios apresentados por David Holmgren no livro “Princípios e Caminhos da Permacultura Além da Sustentabilidade”.

_____________________________________________________________

LENDAS DO SABER – Permacultura e histórias: cuidando da Terra e das pessoas

banner

Durante o curso “Princípios avançados de Permacultura“, ministrado por David Holmgren em maio de 2007, surgiu a idéia de juntarmos lendas e os princípios propostos em vivências dos mesmos. Tal idéia foi compartilhada e aprovada por David e Su Dennet, já que todos acreditamos que lendas e histórias contadas têm um efeito enorme na formação de valores para as gerações futuras. Assim nasceu o projeto do livro “LENDAS DO SABER“. Neste um ano, ele tomou corpo, já que, além das lendas e dos princípios, Suzana buscou, no seu lado educadora, desenvolver atividades que fizessem sentido para, mais do que pensar, vivenciar cada princípio. Assim o projeto cresceu! Ao falarmos em lendas, surgiu a parceria com Keila Pavani, psicóloga e terapeuta que ampliou a visão sobre o simbólico em cada história, e também com Gardel Silveira, permacultor que desenvolveu as ilustrações do livro.

Para adquirir exemplares veja nos postos de venda ou peça pelo correio.

Suzana Maringoni (correio): suzana@permacultura.org.br – Escola Autonomia (portaria), e no Quintal da Ilha, ambos na rua Rua Salvatina Feliciana dos Santos – Bairro Itacorubi em Floripa.

_____________________________________________________________

David Holmgren comentando sobre nossa Mata Atlântica.

Hora da descontração no curso: dança circular à Mãe Terra

_____________________________________________________________

Veja aqui o design do Curupira.

Design, em permacultura, é um sistema de composição de diversos elementos estruturais, vegetais, animais e sociais visando a criação de um ambiente integrado para a convivência sustentável de pessoas. Os resultados de um bom design permacultural deverão incluir: estratégias para a utilização da terra sem desperdício ou poluição; sistemas estabelecidos para a produção de alimento saudável, possivelmente com excesso; restauração de paisagens degradadas, resultando na preservação de espécies e habitats, principalmente espécies em perigo de extinção; integração, na propriedade, de todos os organismos vivos em um ambiente de interação e cooperação em ciclos naturais; mínimo consumo de energia; captação e armazenamento de água e nutrientes, a partir do ponto mais alto da propriedade. (Fontes: André Luis Jaeger Soares – PNFC e www.setelombas.com.br)
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
Símbolo da Permacultura: “O Desenho oval representa o ovo da vida; aquela quantidade de vida que não pode ser criada ou destruída, mas que é expressada e emana de todas as coisas vivas. Dentro do ovo está enrolada a serpente do arco-íris, a formadora da terra dos povos aborígines americanos e australianos. Dentro do corpo da serpente está contida a árvore da vida, a qual expressa os padrões gerais das formas de vida. Suas raízes estão na terra e sua copa na chuva, na luz do sol e do vento. O símbolo inteiro, e o ciclo que representa, é dedicado à complexidade da vida no planeta Terra.” Bill Molison.
_____________________________________________________________

A Rede Permear integra permacultores e permacultoras de vários estados brasileiros e do Distrito Federal. Nascemos em 2004 para realizar o desejo comum de fazer e pensar Permacultura coletivamente. Nosso maior objetivo é irradiar esta filosofia de trabalho, a partir de nossas experiências individuais e de grupo organizado, como um conjunto de princípios teóricos e práticos que está possibilitando a construção de assentamentos sustentáveis no Brasil e no mundo, estabelecendo uma relação criativa e co-evolutiva entre os seres humanos e a natureza.

encontropermear3614-10.jpg
Foto acima: encontro da Permear no Sítio Curupira.
Temos como característica propiciar um ambiente de encontro para dar lugar ao impensado, ao novo e à diversão; realizar mutirões para impulsionar as iniciativas individuais; trocar informações, sementes e mudas; multiplicar conhecimentos.Nossa proposta para o crescimento da Rede Permear é fazê-lo acontecer de forma orgânica.
Todo permacultor ou permacultora será bem-vindo(a) ao grupo desde que tenha, como requisito básico, o envolvimento numa atividade ou num projeto que considere o uso da Permacultura, sendo, de preferência, a construção de uma Estação permacultural. A participação na Rede Permear não pode ser virtual, mas pessoal e afetiva.
Para conhecer mais a Rede Permear e Permacultura, acesse: www.permear.org.br
_____________________________________________________________
Cursos e encontros.
klimata000-10.jpg

Curso de Permacultura Design e Consultoria – Klimata, Florianópolis, junho 2003. Realização: Instituto de Permacultura Austro Brasileiro.

mao-na-massa.jpg

Construção de Zona 1 – São José do Serrito, setembro 2003 – Realização: Instituto de Permacultura Austro Brasileiro.

sisterna-ferro-cimento.jpg

Construção de cisterna para água da chuva.

manha-gelada.jpg

Manhã gelada no Cerrito.

david.jpg

Advanced Permaculture Principles com David Holmgren, Florianópolis, maio de 2007.

ernest-10.jpg

Prática de construção de Horta Sucessional Biodiversa com Ernst Götsch. Setembro de 2007 em Santo Amaro da Imperatriz.